Sobre o Jiu Jitsu

Dicas para o seu primeiro Campeonato de Jiu Jitsu

Dicas para o seu primeiro Campeonato de Jiu Jitsu


Se você está pensando em lutar o seu primeiro Campeonato de Jiu Jitsu, veio ao lugar certo.

Diferente de outras modalidades esportivas, você não precisa ser um atleta profissional para participar de uma competição de Jiu Jitsu.

A existência de categorias de faixa, peso e idade, além dos diferentes níveis de competição, permitem que um praticante comum se inscreva numa competição de Jiu Jitsu com chances reais de vitória.

Esse fato faz com que cresça cada vez mais o número de inscritos em competições oficiais da arte suave.

Por isso, no post de hoje separamos algumas dicas valiosas para aqueles que decidirem se aventurar em seu Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu, ou mesmo para aqueles atletas mais experientes, que acumulam mais de um campeonato em sua bagagem.

Leia agora as 7 dicas para o seu Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu:

1 – Foque em aprender


Se você decidiu lutar seu Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu com a ambição de ser um campeão ou provar algo para alguém, esqueça!

Trazer uma medalha para casa não deve ser a sua principal motivação durante a sua primeira competição na arte suave – independentemente se você está estreando na faixa branca ou na preta .

O mais importante é você dar esse primeiro passo, desafiar-se e doar-se de corpo e alma para extrair o máximo dessa experiência.

Focar em aprender agregará muito mais à sua evolução no Jiu Jitsu do que uma medalha pendurada em sua parede.

2 – Fique atento às regras do campeonato


Imagine chegar para lutar seu primeiro Campeonato de Jiu Jitsu no domingo e descobrir que a pesagem aconteceu no sábado?

Apesar de a maioria dos organizadores seguirem as Regras da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu), muitos outros adotam regras próprias para a competição.

Portanto, é extremamente necessário que você leia o edital com calma e verifique informações como: tempo de luta, golpes permitidos/proibidos, regras de pesagem, uniformização, dentre outros.

3 – Descanse bem na véspera da competição


Um dos maiores erros de um iniciante em competições é achar que quanto mais ele treinar na véspera, melhor preparado estará no dia da luta. Isso é totalmente errado!

Para você chegar no dia da competição na sua melhor performance, é extremamente necessário que o corpo tenha um tempo para regenerar os danos causados pelo treinamento.

Portanto, na semana do campeonato, aposte em uma rotina de treinos mais leve do que você está acostumado e evite treinos intensos até 4 dias antes da competição.

4 – Chegue com antecedência no seu Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu


Além de estar atento com o edital, não meça esforços para chegar com a maior antecedência possível no dia da competição.

Isso evitará uma possível desclassificação e permitirá que você se ambiente com o espaço. Também dará tempo para verificar o peso e aquecer com qualidade, que é o próximo tópico.

5 – Aqueça bem antes de lutar


Uma das melhores fórmulas para “morrer no gás” no primeiro minuto de luta é não aquecer corretamente.

Portanto, reserve por volta de 15 ou mais minutos antes de sua luta para aquecer da forma que está acostumado na academia.

Existem diversas formas de aquecer antes de uma luta. O ideal é que você peça ao seu professor que monte uma rotina de aquecimento pré-luta, de acordo com suas necessidades.

Mas não se esqueça: o objetivo do aquecimento deve ser preparar o corpo e não fadigar o mesmo.

6 – Lute em uma categoria de peso confortável


Muitos lutadores de primeira viagem se aventuram em lutar em categorias de peso mais leves do que o seu peso habitual.

Apesar de parecer vantajoso, evite ao máximo perder mais de 1kg para lutar.

Além de aumentar a sua ansiedade (que já estará elevadíssima de qualquer forma), um corte brusco de peso poderá te deixará mais fraco durante a luta.

7 – Ignore o resultado, ganhando ou perdendo


Muitos competidores de primeira viagem criam uma expectativa tão grande para a competição que acabam iludidos pelo resultado (seja ele positivo ou negativo).

Independente do resultado, saiba que vencer não significa que você é bom o suficiente e perder não é sinônimo de que você não sabe nada.

Da mesma forma que “ganhamos e perdemos” todos os dias na academia, o mesmo acontecerá a qualquer um que competir constantemente.

O segredo para o sucesso a longo prazo é não deixar que os resultados definam quem você é.

Portanto, ganhando ou perdendo, volte para academia para ajustar o que for necessário e continue sua caminhada de aprendizado dentro da arte suave.

Agora é com você! Curtiu o post?

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?