Sobre o Jiu Jitsu

Como chamar meu professor de jiu jitsu, Mestre ou Sensei?

Como chamar meu professor de jiu jitsu, Mestre ou Sensei?

Ao longo dos anos, as artes marciais se tornaram um exemplo da prática do respeito ao próximo, e consequentemente, as pessoas em geral, aprenderam a admirar e a respeitar os atletas.

Respeito, é um dos maiores princípios pregados no ensino de diferentes artes marciais, seja no tratamento dado ao aluno até o mais graduado presente no tatame, levando também para a vida fora do esporte.

Por isso, quando se trata de um faixa preta, é comum vermos alunos o chamando de "mestre". Porém, não significa que o fato de alguém ter conquistado a tão sonhada faixa preta, ela tenha se tornado um "mestre".

No jiu-jitsu, o titulo de Mestre só pode ser atribuído a um faixa coral - preta e vermelha. Essa graduação, significa o 7º grau da faixa preta. Até alcançá-la a pessoa terá que ficar na preta por no mínimo meio século, de forma ativa.

Dessa forma, qualquer individuo que seja de um grau inferior a faixa coral, não é considerado um mestre. Já professor e sensei possuem o mesmo significado. A diferença é que sensei é uma palavra de origem japonesa, utilizada mais por quem prática artes orientais, como o karatê e o judô.

O significado da palavra sensei é, aquele que nasceu antes. Usar esse termo para tratar alguém é reconhecer que a pessoa é mais experiente na sua área. Chamar o instrutor da aula de sensei, é tratá-lo com respeito e reconhecimento.

Esclarecido? Gostou do artigo?

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?