Sobre o Jiu Jitsu

Conheça os principais benefícios do jiu jitsu

Conheça os principais benefícios do jiu jitsu

Quais são os principais benefícios do Jiu-Jitsu?

A maioria das pessoas que pensam em fazer alguma atividade física, tem como foco a parte estética. Queima de gordura, tonificação dos músculos, etc. Mas, no caso do jiu-Jitsu, os benefícios vão muito além desses. Por isso, listamos os principais benefícios da prática do Jiu-Jitsu:

Respeito

Por ser uma arte marcial, o princípio básico do Jiu-Jitsu é a disciplina. Existe uma hierarquia no tatame, e o aluno deve sempre respeitar o mestre, ou os lutadores com graduações mais avançadas.

Defesa Pessoal

Uma das características principais do Jiu-Jitsu é que não importa o tamanho do seu adversário, com a técnica correta você vai conseguir vencê-lo. Isso pode ser aplicado no cotidiano de quem pratica o esporte, principalmente no caso das mulheres, que sofrem diariamente com o assédio sexual no nosso país. Com as técnicas do Jiu-Jitsu, uma mulher pode imobilizar um homem maior e mais pesado que ela, e assim evitar uma situação de abuso.

Autoestima

Depois que o aluno começa a praticar o Jiu-Jitsu, e percebe que com a técnica correta ele consegue vencer duelos com lutadores maiores que ele, a autoestima cresce muito, e se transforma em motivação para continuar treinando e evoluindo. Além do crescimento no esporte, isso ajuda também na vida do aluno, que passa a acreditar mais na sua capacidade de encarar os problemas e dificuldades do dia-a-dia.

Resistência Física

Os treinos de Jiu-Jitsu são extremamente desgastantes. Desde o aquecimento até o rola, os alunos são muito exigidos. No começo, o desgaste pode levar o aluno a pensar que não vai conseguir continuar no treino. Mas, com o passar do tempo, o corpo passa a adquirir mais resistência, e, além de suportar muito melhor o treino de Jiu-Jitsu, o aluno percebe uma melhora no seu desempenho em outros esportes e em situações cotidianas.

Controle da Ansiedade

O Jiu-Jitsu é muito indicado para pessoas e crianças hiperativas, ou que sofrem de transtornos de ansiedade. Isso porque o Jiu-Jitsu é um esporte de paciência, concentração e técnica, muito mais do que força. O aluno precisa estar 100% focado e esperar o momento exato para aplicar o golpe. Se for ansioso e antecipar o golpe, pode colocar tudo a perder. Se não estiver concentrado, vai ver o adversário finalizar a luta muito facilmente.

Estilo de vida

Quem pratica o Jiu-Jitsu passa a fazer parte de um grupo de pessoas que visa a qualidade de vida. Os praticantes do Jiu se dedicam a ter uma alimentação saudável, praticam outros exercícios, evitam excessos, valorizam momentos em família e preferem sempre consumir produtos naturais, dispensando os industrializados. Jiu-Jitsu é mais que um esporte, é realmente um estilo de vida, moldado em disciplina e costumes saudáveis.

Diminui problemas cardiorrespiratórios

A prática do Jiu-Jitsu é recomendada para pessoas que tenham problemas cardiovasculares ou respiratórios. A intensidade dos treinos e a perda de peso que eles proporcionam, melhoram a condição física, a respiração e fazem bem pro coração, o que diminui os riscos de agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Além disso, por ser um esporte com característica de vida saudável, é comum o caso de pessoas que pararam de fumar ou beber depois que começaram a praticar o Jiu-Jitsu. Eliminar esses tipos de hábitos diminui consideravelmente os riscos de paradas cardíacas e problemas respiratórios.

Diminui o stress

Praticar um esporte que exige muito esforço físico e concentração é a chave para o cérebro liberar um hormônio chamado endorfina. É ele que gera aquela sensação de bem estar depois de um exercício físico extenuante. Liberar endorfina é o segredo para aliviar o stress depois de um dia inteiro de trabalho, trânsito ou frustrações.

Melhora o sono

Tudo bem que a adrenalina demora pra baixar depois de um treino em alto nível. Mas, se você sofre com insônia ou tem dificuldade pra dormir uma noite inteira, com certeza o Jiu-Jitsu vai te ajudar também. O nosso corpo é treinado para liberar hormônios que nos ajudam a entrar em sono profundo depois de uma atividade física exaustiva. É uma defesa do organismo para poder se recuperar completamente. Por isso, deixar o sedentarismo de lado e começar a praticar o Jiu-Jitsu também vai te ajudar a dormir mais, e melhor.

Perda de peso
Sim, além de todos esses benefícios, o Jiu-Jitsu também ajuda a perder peso e tonificar os músculos.

Curtiu o artigo?

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?